A Autoridade Interna mostra a área do individuo onde se encontra a energia mais segura, por onde todas as decisões deveriam ser tomadas quando se vive a estratégia de vida. A Autoridade Interna origina-se dentro de você, sempre lhe dando uma sensação do que é correto ou não correto. A mente, até mesmo se definida (ligada por canal definido), nunca possui Autoridade Interna, ou seja, a mente nunca saberá qual decisão é correta ou não para você.
Autoridade Emocional do Plexo Solar
Um Plexo Solar definido sempre resulta em Autoridade Emocional do Plexo Solar. O tipo de emoção depende do Canal que define o Plexo Solar. A energia de uma pessoa que é Emocional varia como uma onda (da esperança à dor). Uma pessoa Emocional nunca terá a resposta verdadeira na hora, pois é preciso ter paciência e esperar o padrão da onda emocional passar, para então conhecer a sua verdade, a sua resposta verdadeira. Afastar-se pelo menos três vezes do dilema.
Autoridade Gerada pelo Sacral
Autoridade Gerada pelo Sacral ocorre quando se tem o Centro Sacral definido e o Centro Plexo Solar não-definido. A voz sacral tem apenas uma resposta. Esta resposta é o reflexo da energia (ela reage a algo, nunca age), sempre envolvida na atividade que está em processo, como resposta ao fato que está ocorrendo. O Sacral não se expressa em linguagem verbal, como sim ou não. Esta é a voz da mente. O Sacral responde em sons como “ahã”, “ãã”, “umm”, “ahhh”, etc. Esta é a voz do Sacral.
Autoridade da Consciência do Baço (Centro Esplênico)
Autoridade da Consciência do Baço acontece quando encontramos o Centro do Plexo Solar e o Centro Sacral ambos não-definidos e o Centro do Baço definido. Essa Autoridade Interna permite operação espontânea pela consciência que vem da intuição, instinto ou paladar. Esta autoridade possui uma voz muito quieta, que fala interiormente uma única vez, pois reage intuitivamente ao que está ocorrendo no agora. A consciência do Baço pode ser manifestada ou projetada, dependendo do caminho dos Canais definidos no desenho.
Autoridade Manifestada pelo Ego (Centro do Coração)
Autoridade Manifestada pelo Ego ocorre quando nenhum tipo de Autoridade, descrita até aqui anteriormente, está presente e a pessoa possui o Centro do Coração (Ego) definido e ligado ao Centro da Garganta. Nesta caso usa-se o “querer pessoal”, o centro da vontade, para decidir quando se manifestar.
Autoridade Projetada pelo Ego
Autoridade Projetada pelo Ego ocorre quando nenhum tipo de Autoridade descrita até aqui está presente e pessoa possui o Centro do Coração (Ego) ligado ao Centro G (Canal 25/51). Neste caso, usa-se o “querer pessoal”, o centro da vontade, para decidir quando aceita o convite ou não.
Autoridade Projetada do Ser
Autoridade Projetada do Ser ocorre quando nenhuma Autoridade anterior se faz presente e o Centro G (centro do ser) encontra-se definido e conectado ao Centro da Garganta. Permite, assim, o parecer interno e individual do ser para se ter clareza das decisões a tomar.
Sem Autoridade
Diz-se sem Autoridade o indivíduo que não possui as definições anteriores ou é um Refletor (sem nenhuma definição), não havendo energia interna segura que garanta uma clareza do que é correto ou não correto. Para esses indivíduos, as experiências na vida e a fidelidade à sua Estratégia vão dando forma ao caminho “seguro” para as tomadas de decisões.